EDUCAÇÃO SEXUAL PARA A DIVERSIDADE: QUESTÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO
SEXUAL EDUCATION FOR DIVERSITY: GENDER ISSUES AND THE SCHOOL CONTEXT
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.11325Abstract
Existem profundas transformações na fase da adolescência: biológicas, sociais, emocionais e de saúde. A partir do entendimento de que é no ambiente escolar que os adolescentes passam a maior parte do tempo, compreendemos ser importante tratar a temática com foco na Educação Sexual. Aqui, referimo-nos a uma educação que seja ética, humana e que proporcione conhecimentos sobre aspectos físicos, cognitivos, sociais, culturais e emocionais para jovens e adultos. No entanto, estudos demonstram que a temática é pouco trabalhada no ambiente escolar, classificada como um tabu. Assim, o presente artigo tem o objetivo de apresentar aspectos relacionados às temáticas de Educação Sexual e Gênero apresentados nos discursos de estudantes do Ensino Médio de uma Escola Pública localizada numa cidade do interior do Rio Grande do Sul, BR. O estudo caracteriza-se como qualitativo e a análise das falas ocorreu por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam que, por mais que os alunos apresentem certas noções acerca do que seja educação sexual e gênero, como de reprodução e prevenção de doenças, tais informações ainda não tratam de conceitos abstraídos nos sentidos próprios dos termos. Acreditamos que é a partir da educação sexual e de sua discussão efetiva e responsável nas escolas que pode haver uma transformação social e cultural de práticas sexuais, promovendo a não alienação dos jovens e adolescentes em relação à temática.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).