FRAGMENTOS AUTOBIOGRÁFICOS: Memória e Formação Contínua de Professores

Authors

  • Inês Ferreira de Souza Bragança UERJ

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2001.63.107-118

Abstract

O presente trabalho consiste em relato de experiência de formação contínua com professores de vários estados do Brasil, através de uma ação de coordenação pedagógica. Os processos de formação de professores destacam a memória e a narração como matérias vivas que se articulam aos saberes científicos e pedagógicos no momento dinâmico de concretização da prática pedagógica. A análise busca referencial na teoria da história e da linguagem de Walter Benjamin e nas reflexões de Ecléa Bosi sobre memória e registro da história de vida. As professoras do ensino fundamental narram suas histórias de vida, seus sonhos e projetos, as lutas e contradições que ainda hoje se colocam, apontando novas perspectivas de construir a profissão docente.

Published

2013-05-23

How to Cite

Bragança, I. F. de S. (2013). FRAGMENTOS AUTOBIOGRÁFICOS: Memória e Formação Contínua de Professores. Context and Education Journal, 16(63), 107–118. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2001.63.107-118