SER OU ESTAR POBRE? A Construção Social da Noção da Desigualdade
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2001.62.115-134Abstract
A construção social da noção da desigualdade e os parâmetrosusados pelas instituições públicas na delimitação da condição
social têm papel na manutenção da discriminação dos pobres.
A concepção etnocêntrica que funda as ações públicas e o
imaginário social usa, como parâmetro de delimitação da condição
social habilidades, tecnologias, hábitos e bens materiais e simbólicos a que os mais pobres não têm acesso, o que faz da
pobreza uma condição de ser e não de estar, quer dizer, uma
condição permanente.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).