Gender violence against women in universities: Analysis of scientific production
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13870Keywords:
gender violence, women, universities, prevention strategiesAbstract
This article aims to analyze the scientific production on gender violence against women and initiatives to combat it in the university context. This is a bibliographic review of works indexed in the following databases: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos Capes and Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), from 2011 to 2021. The study sample is composed of 23 works, from which, from the Content Analysis, three analytical categories emerged: i) Representations and data on gender violence against women in the university context; ii) University initiatives to combat gender-based violence against women, and; iii) Institutionalized policies in universities to combat gender violence against women. The research highlighted the need for universities to create effective policies that aim to prevent gender-based violence against women.
References
ALMEIDA, Tânia Mara Campos de. Violência contra mulheres nos espaços universitários. In: STEVENS, Cristina et al. Mulheres e violência: interseccionalidades. Brasília: Technopolitik, 2017. p. 384-399.
BANDEIRA, Lourdes. Violência de gênero: a construção de um campo teórico e de investigação. In: HOLLANDA, Heloísa. Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019. p. 293-314.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARRETO ÁVILA, Magali; FLORES GARRIDO, Natália. Institucionalización, violencia de género y demandas desde la base . Nómadas, Bogotá, n. 44, p. 201-217, jan. 2016. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-75502016000100012&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 26 maio 2022.
BIJOS, Leila. Violência de gênero: crimes contra a mulher. Revista Contexto & Educação, Editora Unijuí, v. 19, n. 71-72, p. 111-128, jan./dez. 2004. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/1136. Acesso em: 24 maio 2022.
BLANCO, Rafael; SPATARO, Carolina. Con/contra las estrategias institucionais: percepções de estudantes universitários ante iniciativas contra violências sexistas. Nómadas, Bogotá, n. 51, p. 173-189, dez. 2019. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-75502019000200173&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 26 maio 2022.
BRASIL. Nações Unidas. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. 2022. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 12 jul. 2022.
CAPOVILLA, Silmara Helena. Mapeamento de experiências existentes nas universidades federais no combate à violência de gênero e contra as mulheres: subsídios para a construção do Observatório de Gênero Mulheres e Violência na UFSCar. 2016. 97 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9072. Acesso em: 26 maio 2022.
CARDONA, Juan Camilo et al. Sexismo y concepciones de la violencia de género contra la mujer en cuatro universidades de la ciudad de Manizales (Colômbia), 2015. Archivos de medicina, [S. l.], v. 15, n. 2, jul./dez. 2015. Disponível em: https://revistasum.umanizales.edu.co/ojs/index.php/archivosmedicina/article/view/1004/1449. Acesso em: 26 maio 2022.
COLLING, Ana Maria; ROSA, Rosangela Corrêa da. Direito e educação, um diálogo necessário para prevenir a vitimização das adolescentes. Revista Contexto & Educação, Editora Unijuí, v. 27, n. 88, p. 150-186, jul./dez. 2012. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/416. Acesso em: 21 maio 2022.
DINAMARCA-NOACK, Consuelo; TRUJILLO-CRISTOFFANINI, Macarena. Educação superior chilena y violencia de género: demandas desde los feminismos universitários. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, Manizales, v. 19, n. 2, p. 191-212, ago. 2021. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1692-715X2021000200191&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 26 maio 2022.
FRANCISCO, Caroline Pozzobon; CAMARGO, Beatriz Corrêa. Desafios da extensão para a comunidade universitária: o primeiro ano do projeto "Ouvidoria Acolhidas" para casos de agressão e discriminação de gênero na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais. Revista em Extensão, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 147-154, 2018. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/38770. Acesso em: 26 maio 2022.
GAMBOA-SOLIS, Flor de Maria. Acoso sexual na Universidade de Protocolos e Protocolos. Nómadas, Bogotá, n. 51, p. 211-221, dez. 2019. Disponível em http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-75502019000200211&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 26 maio 2022.
GÓMEZ CASTILLO, Suzuky Margarita; HIDALGO JIMÉNEZ, María Elena. Aproximación a una intervención formativa con equidad de género para aminorar la violencia contra la mujer en la Universidad Pedagógica Experimental Libertador. Revista Digital del Doctorado en Educación de la Universidad Central de Venezuela, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 55-78. 2018. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6833695. Acesso em: 26 maio 2022.
HERNANDEZ-RAMIREZ, Angélica María. Página en blanco: discursos de resistencia para reconocer y documentar la violencia contra la mujer en el ambiente académico. Polis, Santiago, v. 20, n. 59, p. 185-202, maio 2021. Disponível em: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-65682021000200185&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 26 maio 2022.
HOOKS, bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Rio de Janeiro: Editora Rosa dos Tempos, 2018.
LÓPEZ, Clara Eugenia Peragón. La universidad como espacio para la prevención de la violencia de género. Una propuesta didáctica a través de la literatura española (siglos XIX-XXI). Álabe: Revista de La Red de Universidades Lectoras, Espanha, n. 22, p. 1-23, Jul/Dic., 2020. Disponível em: https://repositorio.ual.es/handle/10835/8543. Acesso em: 26 mai. 2022.
LÓPEZ-MOLINA, Sergio Alberto; VÁZQUEZ-GUERRERO, Marina. Las políticas de género en una universidad pública estatal: discrepancias institucionales. Revista Iberoamericana de Educación Superior, Ciudad de México, v. 9, n. 25, p. 138-156, 2018. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-28722018000200138&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 26 maio 2022.
MAITO, Deíse Camargo et al. Construção de diretrizes para orientar ações institucionais em casos de violência de gênero na universidade. Interface, Botucatu, v. 23, e180653, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/NyCb9wTJ8YfxBqDmNvbFF9K/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 maio 2022.
MAITO, Deíse Camargo; SEVERI, Fabiana. Violência e discriminação de gênero na universidade e acesso à justiça para mulheres. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO, 11., WOMEN’S WORLDS CONGRESS, 13., 2017, Florianópolis. Anais [...], Florianópolis, 2017. ISSN 2179-510X. Disponível em: http://www.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/1503884762_ARQUIVO_Fazendo-genero.pdf
MONTEIRO, Solange A. de Souza; SILVA, Claudionor R.; RIBEIRO, Paulo R. Marçal. Investigação da violência de gênero na América Latina e Caribe: pequena revisão da literatura (2017-2019). Revista on-line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, v. 24, n. 2, p. 649-667, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13812/9179. Acesso em: 21 jul. 2022.
MORENO CUBILLOS, Carmen Leonor; SEPULVEDA GALLEGO, Luz Elena; RESTREPO RENDON, Luísa Fernanda. Discriminación y violencia de género en la Universidad de Caldas . Hacia la Promoción de la Salud, Manizales, v. 17, n. 1, p. 59-76, jul. 2012. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-75772012000100005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 26 maio 2022.
ORELLANA, Sara Elizabeth et al. Mujeres académicas y violencia de género en una universidad de frontera. Entorno, [S. l.], n. 66, p. 214-222, 2018. Disponível em: https://www.lamjol.info/index.php/entorno/article/view/6741. Acesso em: 26 maio 2022.
ORTIZ ORTEGA, Adriana; GÓNGORA, Janette; AGUILAR BARROSO, Claudia. Dilemas constitucionales vigentes en la implementación de los protocolos para atender la violencia de género en las universidades. Revista Mexicana de Ciencias Políticas y Sociales, [S. l.], v. 67, n. 244, dez. 2021. Disponível em: http://revistas.unam.mx/index.php/rmcpys/article/view/78115/71631. Acesso em: 26 maio 2022.
PAIVA, Letícia Mendes. Representações sociais sobre a violência de gênero no contexto universitário e suas implicações formativas. 2019. 135 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Jataí, 2019. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10126. Acesso em: 26 maio 2022.
PARRA, Carmen Romo; FUENTES, Silvia Escobar; GARCÍA Luis Miguel Rondón. Intervención en violencia de género y alumnado universitario: diagnosis en acción. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 51, e07801, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/yB5D7VwDm6z3KBhCzkV8Zpb/?format=pdf&lang=es. Acesso em: 26 maio 2022.
PERAGÓN LÓPEZ, Clara Eugenia. La universidad como espacio para la prevención de la violencia de género. Una propuesta didáctica a través de la literatura española (siglos XIX-XXI). Álabe 22, [S. l.], n. 22, jul./dez. 2020. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7538397. Acesso em: 26 maio 2022.
PORTO, Madge. O enfrentamento da violência no ambiente universitário: uma experiência na Universidade Federal do Acre, In: STEVENS, Cristina et al. Mulheres e violência: interseccionalidades. BrasÍlia: Technopolitik, 2017. p. 384-399.
QUINTERO-RAMÍREZ, Óscar Alejandro. Violencias de género e intervención institucional en la Universidad Nacional de Colombia. Nómadas, Bogotá, n. 51, p. 191-209, 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/1051/105163363012/105163363012.pdf. Acesso em: 26 maio 2022.
RODRÍGUEZ DE MELARA, María Ángela. La Universidad de El Salvador como espacio de reproducción de la violencia de género. Entorno, [S. l.], n. 66, p. 62-75, 2018. Disponível em: https://biblioteca2.utec.edu.sv/entorno/index.php/entorno/article/view/551. Acesso em: 26 maio 2022.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Revista Diálogos Educacionais, Curitiba, v. 6, n. 6, p. 37-50, 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24176. Acesso em: 26 maio 2022.
SAFFIOTI, Heleieth. Violência de gênero no Brasil atual. Estudos Feministas, Florianópolis v. 2, Supl. Especial, p. 443-461, jul./dez. 1994. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/16177. Acesso em: 26 maio 2022.
SANDOVAL OBANDO, Eduardo; PENA, João Carlos. Violencia de género y discriminación arbitraria en una universidad privada chilena: una exploración inicial. Sophia, Armênia, v. 15, n. 2, p. 55-70, set. 2019. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1794-89322019000200055&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 26 maio 2022.
SARDENBERG, Cecilia; TAVARES, Márcia. Violência de gênero contra mulheres: suas diferentes faces e estratégias de enfrentamento e monitoramento. Salvador: Edufba, 2016.
SILVA, Luiza Csordas Peixinho da et al. Violência de gênero sofrida por mulheres estudantes de enfermagem: estudo transversal. Revista Brasileira de Enfermagem, [S. l.], v. 74, n. 5, e20200539. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/gHbmBsWHdhTB6Lv88X9NQMJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 maio 2022.
VARELA GUINOT, Helena. Las universidades frente a la violencia de género: el alcance limitado de los mecanismos formales. Revista Mexicana de Ciencias Políticas y Sociales, [S. l.], v. 65, n. 238, p. 49-80, abr. 2020. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-19182020000100049&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 26 maio 2022.
VENÂNCIO, Kelly Cristina Máxima Pereira; FONSECA, Rosa Maria Godoy Serpa da. Mulheres trabalhadoras de restaurantes universitários: condições de vida, trabalho e violência de gênero. Revista da Escola de Enfermagem, São Paulo, v. 46, n. 5, p. 1.016-1.024, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/wKW9FVc9ppHYPMWzZz6KJcd/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 maio 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Contexto & Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).