GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA RECENTE

Authors

  • Zilene Moreira Pereira Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ
  • Simone Souza Monteiro Pesquisadora em Saúde Pública Lab. Educação em Ambiente e Saúde, Instituto Oswaldo Cruz. Fundação Oswaldo Cruz - Ministério da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.95.117-146

Abstract

Frente à valorização da diversidade sexual presente em programas governamentais, e à presença nos PCN da temática orientação sexual, este estudo objetiva descrever e analisar como os temas sexualidade e gênero são abordados na produção acadêmica da área de Ensino/Educação. A partir da revisão sistemática da literatura nos principais periódicos da Área de Ensino da CAPES e da base de dados SciELO, publicados entre 2006 a 2011, foram selecionados 112 artigos e classificados de acordo com: título do periódico, ano, instituição/área do primeiro autor, abordagem metodológica e conceitual. Os achados revelam lacunas, avanços e desafios na incorporação da dimensão sociocultural da sexualidade e do gênero na pesquisa e na prática do ensino nos diferentes níveis de escolaridade. Destacam o interesse crescente de estudos e publicações sobre essas temáticas nas mais variadas áreas do conhecimento e a importância da inclusão dos estudos de gênero e sexualidade nos cursos de formação docente. Foram feitas várias críticas aos PCN, indicando amadurecimento das investigações e perspectivas de mudanças. Apontam que tais temas têm sido objeto de discussões e disputas políticas com impactos para a saúde sexual e reprodutiva da população.

Author Biographies

Zilene Moreira Pereira, Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ

Departamento de Ciências Biológicas - Área de Ensino de Ciências

Simone Souza Monteiro, Pesquisadora em Saúde Pública Lab. Educação em Ambiente e Saúde, Instituto Oswaldo Cruz. Fundação Oswaldo Cruz - Ministério da Saúde

Área de Saúde Coletiva

Published

2015-10-30

How to Cite

Pereira, Z. M., & Monteiro, S. S. (2015). GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA RECENTE. Context and Education Journal, 30(95), 117–146. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.95.117-146