GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA: REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE ASSUNTOS DA DIVERSIDADE SEXUAL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.88.6-34Abstract
Este artigo tem como objetivo problematizar relatos trazidos pelos/as professores/as dos anos iniciais da escola pública, no âmbito da formação no curso Gênero e Diversidade na Escola (GDE), no que se refere aos preconceitos de: gênero e diversidade sexual. O curso de formação GDE, foi oferecido em 2009 e 2010, pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), em convênio firmado com a Universidade Estadual Paulista (UNESP). No Estado de São Paulo os polos de formação foram distribuídos em 09 municípios. O curso GDE se inseriu na modalidade de formação continuada de professores/as da educação básica de escolas públicas, de forma semipresencial. O curso foi dividido em 05 módulos temáticos: diversidade, gênero, sexualidade e orientação sexual, raça/etnia. Neste artigo analisamos os memoriais escritos pelos/as professores/as participantes do 1º curso GDE nos quais apontam o aprendizado vivido ao longo do curso. O polo da cidade de Jaú, interior do estado de São Paulo foi o selecionado para as análises apresentadas. Como resultado, obtiveram-se vários relatos sobre conflitos resultantes da dissonância das crenças pessoais e das responsabilidades profissionais; o envolvimento da história de vida dos/as professores/as em sua atuação escolar (subjetividades); a transposição dos equívocos conceituais construídos fora da escola para seu interior, entre outros aspectos discutidos nas análises aqui apresentadas. Foi possível perceber que o curso conseguiu desestabilizar esses/as professores/as, permitindo que questionem algumas de suas certezas. Foi explicito pelo grupo de participantes a dificuldade em mudar e transformar conceitos e preconceitos internalizados sobre diversidade sexual e gênero. Concluímos que o curso possibilitou aos educadores/as entrar em contato com questões contemporâneas, uma reflexão sobre suas posturas e concepções de educação, o que contribuirá, talvez, para transformar suas práticas dentro da escola, possibilitando novos questionamentos e olhares sobre a questão da sexualidade.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Educação, authors agree to the following terms:
All works are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows:
Sharing — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adaptation — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, a link to the license must be provided, and any changes made must be indicated.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
The license does not apply to elements that are in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all necessary rights for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for the opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional relationship by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from October 2025): Authors retain the copyright to their article and grant Revista Contexto & Educação the right of first publication.