O LUGAR DA EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS E SUAS RELAÇÕES COM SABER CIENTÍFICO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.88.62-76Abstract
Como a educação para a sexualidade se realiza na escola? Quais conteúdos são, explícita e implicitamente, veiculados quando se trabalha com essa temática? A intenção deste trabalho é procurar entender como a sexualidade tem sido tratada nas escolas do município de Curitiba que ofertam os anos finais do Ensino Fundamental, problematizando a discussão da temática na disciplina de ciências ou na transversalidade, como recomendam os PCN. Se a sexualidade é uma construção cultural e histórica, são feitas algumas relações de aproximação com as proposições de Michel Foucault e as teorias pós-críticas de currículo nas suas versões pós-estruturalistas. Na análise dos discursos das professoras, percebe-se que as escolas que desenvolvem projetos de educação para a sexualidade o fazem nas aulas de ciências. Assim, essa temática acaba sendo inserida no currículo escolar, quando as professoras de ciências trabalham os conteúdos relacionados à reprodução humana. O vínculo das discussões a respeito da sexualidade relacionada aos conteúdos de ciências da natureza sobre o corpo humano remete à ideia de Michel Foucault (1998) quando considera a utilização da linguagem científica como uma das formas de interdição do discurso pelo ritual de circunstância.Downloads
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