MÉTODOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DA TAXONOMIA DE BLOOM
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.96.126-155Abstract
O presente artigo tem como objetivo analisar se os métodos de ensino utilizados por uma Instituição de Ensino Superior colaboram para o alcance dos objetivos da aprendizagem propostos pela Taxonomia de Bloom. A metodologia utilizada foi descritiva, qualitativa, um estudo de caso com dez alunos do oitavo período do curso de Administração, de uma Instituição de Ensino Superior Privada. Os dados foram coletados por meio da entrevista semiestruturada e tratados a luz da técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos apontam que os métodos de ensino empregados pela IES privada garantiram, de maneira geral, o aprendizado dos alunos, considerando os objetivos educacionais propostos pela Taxonomia de Bloom. Todavia, apontam também, uma deficiência na utilização de técnicas de ensino que demonstrem ao aluno a aplicabilidade do conhecimento adquirido e, portanto uma defasagem nesse objetivo educacional.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).