A REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE MORCEGOS APRESENTADA PELA MÍDIA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.97.94-116Abstract
Os morcegos são os únicos mamíferos que apresentam capacidade de voo verdadeira. Esses animais possuem grande importância ecológica, entretanto, devido a seus hábitos noturnos e por conta de alguns espécimes do grupo serem hematófagos, os quirópteros são cercados de mitos, lendas e más interpretações. Considerando que, atualmente, a mídia (representada, aqui, pelos principais meios de comunicação) exerce grande influência sobre a opinião, a percepção e as atitudes das pessoas, buscou-se, por meio deste estudo, conhecer a Representação Social que a mídia brasileira apresenta a respeito dos morcegos. Para realizar tal estudo, foram analisados vários meios de comunicação em massa, como novelas, reportagens e filmes veiculados pela televisão aberta, bem como revistas populares e de divulgação científica, além de alguns livros e gibis infantis. Os resultados foram identificados de acordo com a análise do conteúdo, a fim de categorizá-los. Assim, foi possível perceber que há uma forte relação entre os morcegos e os personagens vampiros, o que é alimentado por filmes, novelas e desenhos. Por outro lado, é crescente uma vertente conservacionista e sanitária, que procura esclarecer à população, a relação entre os morcegos e a transmissão de doenças como a raiva, além de ressaltar curiosidades sobre esses animais e distinguir os quirópteros de mitos e lendas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).