UMA EXPERIÊNCIA POPULAR DE EDUCAÇÃO: O FÓRUM GAÚCHO DA JUVENTUDE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.100.140-158Abstract
O tema deste artigo tem em seu cerne a experiência popular de educação construída pela juventude com o Fórum Gaúcho da Juventude (FGJ). A reflexão parte da hipótese de que jovens protagonizaram um espaço educativo privilegiado na construção e vivência do FGJ. Para compreender a problemática proposta, apresentamos primeiro a conjuntura social, premida por uma realidade neolieral, que originou o evento. Posteriormente, um breve histórico do memso, para, na sequência, pautar teoricamente a categoria juventude. Esses aprofundamentos nos permitem finalmentee tecer o contexto educativo popular de práxis vivenciado pelos protagonistas da experiencia do FGJ. Metodologicamente são importantes as experiências de educação e trablaho dos pesquisadores, bem como sua participação no evento e o diálogo com os teóricos da educação e da juventude. Conclusivamente, se observa que os envolvidos com o evento se educaram em um processo de práxis.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).