UM OLHAR DE ALUNOS DA EJA SOBRE IMPACTOS AMBIENTAIS DO TURISMO COSTEIRO EM AJURUTEUA (BRAGANÇA-PA)
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.100.116-139Abstract
Este artigo buscou investigar as concepções apontadas pelos alunos da EJA sobre os impactos ambientais e sociais presentes nas vilas do entorno da praia de Ajuruteua. Os dados foram levantados através de perguntas diretas e indiretas e tratados segundo a estatística descritiva. As informações investigadas foram analisadas considerando a teoria sobre meio ambiente segundo Sauvé. O público alvo foram alunos da 1º etapa e 2ª etapa do ensino fundamental da educação de jovens e adultos, alunos que residem nas vilas ao arredor da praia de Ajuruteua, localizada na região do nordeste paraense na cidade de Bragança-PA. Os alunos demostram se preocupado com o meio ambiente, mesmo com pouco conhecimento teórico sobre o assunto, mas pela falta de conhecimento das leis e orientação da escola, fazem o mínimo para minimizar os impactos deixado pelos veranistas. Os alunos foram indagados sobre vários temas a respeito da cultura, comercio, saneamento básico, número de moradores, influência dos veranistas sobre a cultura local. A educação ambiental deveria ser uma disciplina obrigatória para todos os níveis de ensino e não apenas um tema transversal para o ensino.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).