EDUCAÇÃO PARA O RECONHECIMENTO DO OUTRO: UM DESAFIO A PARTIR DE LIMA VAZ

Authors

  • Anderson Luiz Tedesco CELER-XAXIN
  • Roque Strieder UNOESC- MESTRADO EM EDUCAÇÃO
  • Clenio Lago UNOESC

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.336-360

Abstract

O artigo é uma discussão inspirada nas concepções filosóficas de Henrique Cláudio de Lima Vaz. Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico, com o objetivo de constituir uma reflexão ética na educação contemporânea. Diante da fragilização da intersubjetividade, construída no decorrer da modernidade, resultam algumas possibilidades educativas capazes de reconstruir o reencontro entre seres humanos. Conclui-se que o ser humano, ao conviver em comunidade interage no terreno da educação como caminho intersubjetivo de conhecimento de si e de transformação de si na relação de reconhecimento do Eu-Tu ou Eu-Humanidade.

 

Palavras-Chave: Lima Vaz;  Intersubjetividade; Educação

Author Biographies

Anderson Luiz Tedesco, CELER-XAXIN

Doutorando em Filosofia – PUCPR, Mestre em Educação pela Unoesc. Linha de Pesquisa Processos Educativos.

Roque Strieder, UNOESC- MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP/SP
Prof. do Programa de mestrado em Educação da Unoesc. Temáticas de estudo: Educação e Formação Humana. Ética e Educação. Grupo de Pesquisa: Formação Docente e Práticas de Ensino. E-mail: roque.strieder@unoesc.edu.br

Clenio Lago, UNOESC

Doutor em Educação – PUCRS, 2011. Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unoesc – Mestrado em Educação. Coordenador Institucional do Projeto “Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimentos das ciências humanas, ciências da natureza e linguagens, na mesorregião do oeste catarinense: implicações na qualidade da educação básica” – exercício 2013-2017.

Published

2017-12-01

How to Cite

Tedesco, A. L., Strieder, R., & Lago, C. (2017). EDUCAÇÃO PARA O RECONHECIMENTO DO OUTRO: UM DESAFIO A PARTIR DE LIMA VAZ. Context and Education Journal, 32(103), 336–360. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.336-360