A EDUCAÇÃO DO CAMPO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.102.100-117Abstract
O texto trata sobre a educação do campo na perspectiva da educação popular, contemplando a educação realizada na escola do campo da rede estadual no município de Giruá/RS, que com o transcorrer do tempo vem passando por significativas modificações. Estas mudanças começaram a aparecer na pauta de anseios pedagógicos a partir do momento em que a educação entrou em pauta nas lutas sociais, e receberam maior relevância e importância com a regulamentação de legislações que dão respaldo para a estruturação e ressignificação do processo de ensino-aprendizagem das escolas do campo. Com base em Arroyo (2004), a educação das escolas do campo são ressignificadas a partir dos saberes populares do grupo onde a escola está inserida. Assim, compreende-se que a escola do campo tem a família e os órgãos governamentais voltados a agricultura, como parceiros no processo ensino-aprendizagem, o qual não está mais restrito nas paredes da escola e nem a sua vizinhança, mas vai do local para o global, usando-se de espaços externos, inclusive nas propriedades dos alunos como extensão do espaço de aprendizagem escolar. Com base nessas afirmações, a pesquisa proposta tem como objetivo identificar no currículo e no trabalho pedagógico realizado na escola a relação que se estabelece com os saberes populares da comunidade onde está inserida. A pesquisa é de cunho qualitativo e está fundamentada bibliograficamente em Arroyo, Caldart, Molina, em Lopes e Macedo, em Silva e em Streck. Realizada a partir do método dialético, de forma documental e faz o levantamento e produção de dados a partir da observação do trabalho pedagógico. Após a realização da pesquisa, foi identificado que a relação com os saberes populares se dá de forma mais efetiva na condução e ênfase do trabalho pedagógico, voltando os conhecimentos científicos e os conteúdos escolares para a realidade do campo, e usando situações do cotidiano das propriedades rurais como desencadeador de situações de aprendizagens.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).