PERCEPÇÕES DE UNIDOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.106.287-301Abstract
O espaço ocupado pela Educação Física no ambiente escolar vem sendo ampliado ao longo do tempo, sobretudo, em virtude de importantes reflexões sobre seu verdadeiro papel educacional. Os Anos Iniciais do Ensino Fundamental têm-se apresentado como um local de importantes discussões a respeito da atuação dos professores unidocentes ou da possibilidade de atuação de professores especialistas. Desta forma, este estudo tem por objetivo identificar e refletir sobre as percepções de professores unidocentes sobre a Educação Física nos Anos Iniciais. . Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória com quinze professoras unidocentes que receberam em suas turmas de trabalho estagiários de um curso de Educação Física. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os dados avaliados através de análise de conteúdo. Os achados apontam um panorama persistente, no qual a Educação Física vem sendo trabalhada de forma limitada, através de atividades recreativas e brincadeiras, em decorrência de uma formação ineficiente e inespecífica, na qual esta área do conhecimento pode estar sendo colocada em segundo plano. Em contraponto, os avanços da ciência podem estar servindo para desconstruir antigos paradigmas, abrindo espaço para que a Educação Física possa também ser reconhecida por sua influência positiva nos processos relacionados à cognição e à aprendizagem dos alunos.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).