PERCEPÇÕES DE UNIDOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.106.287-301Abstract
O espaço ocupado pela Educação Física no ambiente escolar vem sendo ampliado ao longo do tempo, sobretudo, em virtude de importantes reflexões sobre seu verdadeiro papel educacional. Os Anos Iniciais do Ensino Fundamental têm-se apresentado como um local de importantes discussões a respeito da atuação dos professores unidocentes ou da possibilidade de atuação de professores especialistas. Desta forma, este estudo tem por objetivo identificar e refletir sobre as percepções de professores unidocentes sobre a Educação Física nos Anos Iniciais. . Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória com quinze professoras unidocentes que receberam em suas turmas de trabalho estagiários de um curso de Educação Física. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os dados avaliados através de análise de conteúdo. Os achados apontam um panorama persistente, no qual a Educação Física vem sendo trabalhada de forma limitada, através de atividades recreativas e brincadeiras, em decorrência de uma formação ineficiente e inespecífica, na qual esta área do conhecimento pode estar sendo colocada em segundo plano. Em contraponto, os avanços da ciência podem estar servindo para desconstruir antigos paradigmas, abrindo espaço para que a Educação Física possa também ser reconhecida por sua influência positiva nos processos relacionados à cognição e à aprendizagem dos alunos.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Educação, authors agree to the following terms:
All works are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows:
Sharing — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adaptation — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, a link to the license must be provided, and any changes made must be indicated.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
The license does not apply to elements that are in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all necessary rights for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for the opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional relationship by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from October 2025): Authors retain the copyright to their article and grant Revista Contexto & Educação the right of first publication.
