O ENSINO DE GEOGRAFIA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO E O LIVRO DIDÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.105.222-247Abstract
O objetivo é refletir sobre o ensino de Geografia em escola do campo e a relação que se estabelece com o livro didático. Tem como questão central: que papel assume o livro didático de Geografia no contexto da escola do campo? Que fragilidades e potencialidades apresenta ao processo de ensino e aprendizagem de Geografia? No decorrer do artigo, elaborado a partir de revisão bibliográfica, procura-se, inicialmente, conceituar e problematizar o processo de constituição das escolas do campo; posteriormente, na interlocução com autores que tratam da Geografia escolar e do livro didático, propor algumas reflexões sobre o uso e as limitações presentes no livro didático ao abordar temas da Geografia no contexto da escola do campo. Defende-se que o professor precisa desenvolver sua autonomia na condução do processo educativo de modo a suprir as lacunas que encontra no cotidiano do ensino escolar ao utilizar o livro didático em sala de aula. Para tanto, além do conhecimento específico da ciência geográfica, precisa ser preparado para trabalhar no contexto do campo a fim de que aprender Geografia seja algo significativo aos estudantes, contribuindo para que conheçam o mundo, possam explicar o espaço produzido pelo homem e formar-se para a atuação cidadã.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).