REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS: UMA ANALISE DOCUMENTAL SOBRE LIXO, COLETA SELETIVA E RECICLAGEM (2007-2016)
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.106.231-253Abstract
Este artigo teve como objetivo investigar textos de divulgação científica publicados na revista Ciência Hoje das Crianças (CHC) relacionados a temática lixo, coleta seletiva e reciclagem, no período de 2007 a 2016. Foram encontrados 116 textos em que as palavras-chave aparecem entre os 110 fascículos analisados da revista. Formaram-se então categorias, tendo como alguns dos resultados: apesar de estar mais ligada a área ambiental, as palavras-chave selecionadas para esta pesquisa transitam em diversas áreas tornando-se assim um tema de cunho interdisciplinar; a revista estimula o hábito da leitura de seus leitores, trazendo uma grande variedade de sugestões de livros, além de filmes, peças de teatro e nos últimos anos, sites; 63 menções de atividades lúdicas e experimentos, utilizando-se de materiais recicláveis, as quais podiam ser desenvolvidas em áreas diversificadas: Artes, Ecologia/Meio Ambiente, Física, Química, Nutrição, Zoologia, Música, o que demonstra mais uma vez o caráter interdisciplinar da revistaDownloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).