A EDUCAÇÃO NA COMPLEXIDADE CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.106.72-83Abstract
O presente artigo propõe apresentar a pesquisa em educação na contemporaneidade numa perspectiva condizente aos avanços científicos. A partir do paradigma da complexidade, a pesquisa em educação e o próprio ato educativo exigem uma nova forma de pensar e organizar as instituições de ensino. Sem abandonar outras formas de pensar e ensinar, o paradigma da complexidade é uma proposta de pensar integradora, globalizante e múltipla. Numa sociedade pós-moderna urge a necessidade dos educadores considerarem a complexidade como princípio pedagógico e pressuposto de todo conhecimento, uma vez que a educação sugere a complexa tensão entre conservação e inovação. Reconhecemos que não é possível estabelecer limites e conclusões em definitivo quando optamos tratar da pesquisa em educação sob a ótica da complexidade. Este trabalho apenas teve a pretensão de tratar a educação na contemporaneidade devido às exigências frente à realidade planetária e as demandas sociais, políticas e econômicas. A reforma do pensamento e das instituições foi e sempre será uma necessidade contemporânea de todos aqueles envolvidos com a educação justificando a importância de novas perspectivas epistemológicas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).