EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL E A FORMAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES NA INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.106.318-338Abstract
Apresentamos um mapeamento de produções científicas cujo objetivo foi identificar e analisar o que e como vem sendo investigado sobre a temática educação alimentar e nutricional e formação de hábitos alimentares na infância. Foram analisadas as produções científicas, publicadas no período de 2007 a 2017 com a utilização dos descritores “Educação Alimentar e Nutricional + Criança”. Compuseram o corpus da pesquisa 29 artigos, dos quais emergiram quatro categorias de análise. A compreensão das categorias foi apoiada no referencial histórico cultural, com base em Vigotsky (2007 e 2008). A conformação dos hábitos alimentares e de características do estilo de vida se iniciam na infância, são consolidadas na adolescência e frequentemente, mantidas na idade adulta. Os artigos analisados mostram que existem estudos sobre Educação Alimentar e Nutricional na Infância, mas na maioria das vezes não passam de atividades pontuais, geralmente sem continuidade.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).