A REPRESENTATIVIDADE DA POPULAÇÃO NEGRA NA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS “SER PROTAGONISTA – GEOGRAFIA – ENSINO MÉDIO” – PNLD 2018
THE REPRESENTATIVITY OF THE BLACK POPULATION IN THE TEACHING BOOK COLLECTION “SER PROTAGONISTA - GEOGRAFIA – ENSINO MÉDIO” - PNLD 2018
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.8027Abstract
Este artigo objetiva investigar a representatividade dos negros na coleção de livros didáticos Ser Protagonista – Geografia
– Ensino Médio, aprovada no PNLD 2018. O racismo condiciona a população negra a vivenciar contextos geográficos permeados por discriminação, inferiorização e exclusão. A educação evidencia-se como uma das ferramentas mais significativas na luta antirracista. Sendo o livro didático o principal recurso pedagógico utilizado nas aulas, torna-se fundamental compreender como os negros têm sido retratados nesses materiais. A metodologia consiste em fichamento bibliográfico, análise das imagens dos livros didáticos – a partir de critérios relacionados a situação e número de personagens – e elaboração de gráficos e tabelas com os resultados obtidos. A primeira parte deste texto discute a questão racial, a Lei 10.639/03 e o ensino de geografia; a segunda parte é dedicada a compreender a relevância do livro didático e como este pode contribuir na promoção dos conteúdos raciais; e, na terceira parte, há a análise da coleção. Os resultados obtidos apontam para discrepâncias na representatividade da população negra em relação à branca. Na maioria das imagens os negros são representados em posições inferiores e situações de trabalho consideradas de menor prestígio.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).