O SISTEMA SENSORIAL EM AULAS DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: EFEITOS DE SENTIDO EM ANÁLISE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.274-292Abstract
A pesquisa foi orientada por autores que reivindicam a emergência de práticas menos expositivas para o Ensino de Ciências e buscam problematizar as questões de aprendizagem visando à alfabetização científica na escola. Com base na abordagem do Ensino por Investigação pretende-se estudar uma sequência de ensino envolvendo o bloco temático do sistema sensorial a partir de questões-problemas envolvendo um conjunto de plantas medicinas. O objetivo da pesquisa é analisar os efeitos de sentido sobre o sistema sensorial em aulas de ciências por investigação e visando mobilizar aspectos da alfabetização científica. A pesquisa guiou-se pelo referencial da Análise de Discurso, sendo que para a apresentação e discussão do corpus de análise foram destacados efeitos de sentidos que emergiram da escrita dos alunos, do ensino fundamental, de uma escola pública. Os instrumentos de pesquisa constituem-se por um roteiro de aula e um questionário. Os resultados apontam que a sequência dotou os alunos de autonomia e criatividade, assim como manifestou efeitos de sentidos que podem ser trabalhados em aulas. Por fim, defende-se um trabalho coletivo a favor da educação em que universidade, escola e comunidade devem colocar em prática os pressupostos de alfabetização científica.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).