A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E A AFETIVIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO ENSINO MÉDIO: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.111.148-169Abstract
Este estudo traz um levantamento bibliográfico a respeito do que tem sido publicado sobre “relação professor-aluno” e “afetividade” no Ensino de Ciências no Ensino Médio, no período de 2012 a 2016, com finalidade de endossar a importância desta pesquisa de doutorado, cujo objetivo é investigar como a relação professor-aluno e a afetividade podem contribuir para os processos de ensino e de aprendizagem em Ciências. Através da pesquisa bibliográfica realizaram-se buscas em plataformas on-line de produções científicas na área de Ciências, encontrando-se um número restrito de publicações no período, com as quais se realizou posterior análise de conteúdo. Portanto, é preciso discutir e pesquisar sobre o tema, amparando-se em referenciais teóricos como Vigostky (2001), Wallon (2007), Morales (2009), Tardif (2012), Chassot (2001), Coll (2003) e Arroyo (2013), considerando, também, as demais variáveis que permeiam o contexto escolar, consolidando formas de trazer a temática em questão ao debate.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).