UM LEVANTAMENTO DA PRESENÇA DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA DA MATEMÁTICA EM CURSOS DE LICENCIATURA A DISTÂNCIA EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS BRASILEIRAS

Autores

  • Claudia Maria Witt Universidade Federal do Paraná UFPR
  • Maria Lucia Panossian

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.111.187-202

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa cujo objetivo foi realizar um levantamento de cursos de Licenciatura em Matemática a Distância que contemplem a disciplina Didática da Matemática em suas grades curriculares. Para atingir este objetivo, foi realizada pesquisa no site do Ministério da Educação na intenção de identificar quantos cursos e quais instituições públicas brasileiras ofertam cursos nesta modalidade de ensino.  Identificadas as instituições, foram coletados de seus sites, o plano de Curso, a grade curricular, a ementa do curso e a ementa da disciplina Didática da Matemática para a realização de análise documental. Pela análise dos documentos que foram possíveis de serem coletados, é percebido que a disciplina Didática da Matemática não é contemplada em todos os cursos de Licenciatura em Matemática a Distância. Em alguns cursos, seus conhecimentos são abordados em outras disciplinas pedagógicas. A partir dos resultados desta análise, pretende-se discutir a necessidade e importância que os conhecimentos em didática da matemática trazem para a formação do professor. Os dados aqui apresentados são um recorte do projeto de mestrado em andamento que tem como questão desencadeadora o que caracteriza a disciplina Didática da Matemática nos cursos de Licenciatura a Distância.

Biografia do Autor

Claudia Maria Witt, Universidade Federal do Paraná UFPR

Graduada em Ciências com habilitação em Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (1995). Especialização em Matemática (1996), Ensino da Matemática (2002) e Coordenação Pedagógica (2015). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na Área de Educação Matemática e Linha de Pesquisa Formação de Professores que ensinam Matemática. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores (GEForProf-UTFPR). Atualmente é efetiva na Rede Estadual de SC na EEB Professor Manoel da Silva Quadros como professora e no Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA como Assistente Técnica Pedagógica. Tem experiência na área de Matemática e na Educação de Jovens e Adultos. Desenvolve pesquisas sobre Formação de Professores que ensinam Matemática, Didática da Matemática e Licenciatura em Matemática a Distância, com foco na Teoria Histórico-Cultural e Teoria da Atividade.

Downloads

Publicado

2020-05-04

Como Citar

Witt, C. M., & Panossian, M. L. (2020). UM LEVANTAMENTO DA PRESENÇA DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA DA MATEMÁTICA EM CURSOS DE LICENCIATURA A DISTÂNCIA EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Revista Contexto & Educação, 35(111), 187–202. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.111.187-202

Edição

Seção

Artigos