O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.109.52-73Keywords:
Palavras-chave: Formação docente continuada. Oficinas pedagógicas. Promoção da saúde. Estratégias de ensino.Abstract
Como parte integrante de uma pesquisa-ação que investiga a contribuição de oficinas pedagógicas sobre a promoção da saúde na formação docente continuada, este trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem contextualizadas com o tema promoção da saúde, a partir da percepção dos professores. Participaram quatorze professoras de diversas áreas dos últimos anos do ensino fundamental de uma escola pública no interior do RS. Para registro de dados, foram utilizados o diário de campo e um questionário online com questões abertas. Como estratégias de ensino e aprendizagem, as docentes desenvolveram três projetos de aprendizagem individuais e um coletivo. Observaram que a contextualização do tema favoreceu o processo de ensino e aprendizagem e a mudança de hábitos em relação à saúde. A principal dificuldade encontrada durante a realização dos projetos foi o tempo restrito, em relação às outras demandas escolares. Consideram que o trabalho interdisciplinar por projetos enriquece a compreensão das relações entre os conteúdos, as interações e relações interpessoais, apesar de apresentar alguns entraves. Por fim, avaliaram as intervenções de pesquisa como positivas em relação às contribuições ao trabalho docente, à cooperação dos pesquisadores e às contribuições aos alunos e à escola.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Educação, authors agree to the following terms:
All works are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows:
Sharing — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adaptation — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, a link to the license must be provided, and any changes made must be indicated.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
The license does not apply to elements that are in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all necessary rights for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for the opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional relationship by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from October 2025): Authors retain the copyright to their article and grant Revista Contexto & Educação the right of first publication.