UM GRUPO DE PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES COM PRINCÍPIOS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Sandra Aparecida dos Santos UNIDAVI - Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí
  • Marcus Eduardo Maciel Ribeiro
  • Michelle Câmara Pizzato

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.111.108-126

Palavras-chave:

Educação Básica, Iniciação Científica, grupo de pesquisa.

Resumo

O estudo de um grupo de pesquisa, formado por estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, em uma escola da rede privada no município de Rio do Sul – SC, pode subsidiar a reflexão sobre a institucionalização da Iniciação Científica (IC) no Brasil e suas contribuições para o desenvolvimento de conceitos e atitudes científicas nos estudantes participantes. As metodologias utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e a observação participante, sendo os dados coletados, tratados por análise de conteúdo, da qual emergiram duas unidades de análise: distanciamentos e aproximações entre o grupo de pesquisa e princípios da Iniciação Científica institucionalizada no Brasil. Os dados mostraram que há distanciamentos e aproximações do grupo em relação a IC, tanto na ênfase quanto nas concepções de ambos, sendo o distanciamento maior em relação as concepções. Em sua especificidade, a ênfase e as concepções do grupo contribuem positivamente para a realização das pesquisas planejadas.

Biografia do Autor

Sandra Aparecida dos Santos, UNIDAVI - Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí

Professora de Ciências e Biologia - Educação Básica

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Publicado

2020-05-04

Como Citar

dos Santos, S. A., Maciel Ribeiro, M. E., & Câmara Pizzato, M. (2020). UM GRUPO DE PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES COM PRINCÍPIOS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Revista Contexto & Educação, 35(111), 108–126. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.111.108-126

Edição

Seção

Artigos