CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Marcelo D'Aquino Rosa
  • Juliana Silva Pedro Barbi
  • Jorge Megid Neto

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.241-255

Palavras-chave:

Livro Didático de Ciências. Programa Nacional do Livro Didático. Anos Finais do Ensino Fundamental. Conteúdos Curriculares. Ensino de Ciências.

Resumo

Este artigo investiga a organização dos conteúdos de Ciências presentes nas coleções didáticas dos anos finais do Ensino Fundamental, aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático de 2017, pelo referencial metodológico da análise de conteúdo. Foram estabelecidas duas categorias de coleções, denominadas tradicionais e não tradicionais. Constatamos que dez coleções de Ciências presentes no Guia de Livros Didáticos de 2017 apresentam um aspecto tradicional, de acordo com a distribuição dos conteúdos nos livros didáticos, enquanto as obras de caráter não tradicional são três. Inferimos que as mudanças na estrutura dos conteúdos nas coleções didáticas de Ciências não ocorrem porque o livro didático tradicional ainda é mais selecionado, sendo que as coleções de caráter inovador possuem menor adesão pelos professores em atividade. Observamos que essa situação leva o livro didático a permanecer concebido dentro de um modelo tradicional em relação aos conteúdos, fator que persiste fortemente em sua produção, com grande impacto na estrutura curricular das coleções. Concluímos que o conjunto das coleções permanece concentrado em uma organização desatualizada segundo a legislação educacional vigente, centrada em áreas de conhecimento compartimentadas e não integradas, ao invés de eixos temáticos integrados e com abordagem conceitual progressiva ao longo dos anos letivos.

Biografia do Autor

Marcelo D'Aquino Rosa

Membro da Equipe Multidisciplinar de Materiais Didáticos (IFSC), Professor Conteudista do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – Modalidade EAD (UFSC). Doutor em Ensino de Ciências e Matemática (Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM/Unicamp). Mestre em Educação Científica e Tecnológica (Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC). Bacharel/Licenciado em Ciências Biológicas (UFSC).

Juliana Silva Pedro Barbi

Professora de Ciências e Biologia no município de Campinas, São Paulo. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM/Unicamp). Licenciada em Ciências Biológicas (Unicamp).

Jorge Megid Neto

Professor do Departamento de Ensino e Práticas Culturais (DEPRAC) na Faculdade de Educação (FE), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre e Doutor em Educação (Unicamp). Professor nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) – Unicamp. Grupo FORMAR-Ciências – Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores da Área de Ciências.

Downloads

Publicado

2020-01-02

Como Citar

D’Aquino Rosa, M., Silva Pedro Barbi, J., & Megid Neto, J. (2020). CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Contexto & Educação, 35(110), 241–255. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.241-255