ENSINO HÍBRIDO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA INTERSECÇÃO POSSÍVEL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.142-162

Keywords:

Tecnologias digitais, Processo pedagógico, Meio Ambiente

Abstract

 This research presents theoretical-methodological contributions to the teaching of Environmental Education (EE) from the perspective of Blended Learning. The objective of this study was to investigate whether the organization of didactic activity, in the Blended Learning model, provides adequate conditions for the awakening of an ecological subject based on Critical Environmental Education. The research data were organized and interpreted through the Content Analysis and showed that the actions of EE made it possible to conduct a new perspective of the students in relation to the environment, denoting a desire for change and environmental transformation, however, it highlighted the need to broaden the EE discourse that considers social issues; also showed that technologies were allied in the teaching process, stimulating learning and culminating in actions of autonomy and criticality on the part of students.

Author Biographies

Suelen de Gaspi, Instituto Federal do Paraná

Doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM). Mestre em Ensino de Ciências Ambientais (UEM). Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática (2010) e graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2007). Atuou como professora e coordenadora do Curso Técnico em Administração do Colégio Estadual João Teothônio Netto - Ensino Médio, Profissional e Normal de Moreira Sales, e já atuou como professora de matemática na mesma instituição. Foi servidora Pública da Prefeitura Municipal de Moreira Sales, na área de Previdência e Recursos Humanos. É atualmente servidora do Instituto Federal do Paraná, como Assistente em Administração. Linhas de pesquisa: Representações Sociais, Educação Ambiental e Tecnologias na Educação.

Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Universidade Estadual de Maringá

Licenciado em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Especialista em Educação pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campo Mourão (2004), Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física) pela Universidade de São Paulo - USP (2007); Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2011) e Pós-doutor em Educação em Ciências pela Universidade do Minho - UMinho/PT (2016) e em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2018). É professor Associado do Departamento de Ciências; do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB, da UEM. Coordena o Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Formação de Professores e Representações Sociais - CIENCIAR, membro do Grupo de Pesquisa GETEPEC, da UEL, e parceira em pesquisa com o CIEC, do Instituto de Educação da UMinho de Portugal. Atuou como Coordenador do Pibid Física-CRG (2012 - 2014) e Coordenador de Gestão do Pibid UEM (2014 - 2016). Coordenou o curso de graduação em Licenciatura Plena em Ciências por duas gestões (2012-2014 e 2014-2016). Atualmente é Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação PCM e coordena um Projeto de Pesquisa (MCTI/CNPq/Universal 14/2014) interinstitucional entre UEM, UNIJUÍ e UMinho/Pt. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e representações sociais.

Published

2020-01-02

How to Cite

Gaspi, S. de, & de Oliveira Magalhães Júnior, C. A. (2020). ENSINO HÍBRIDO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA INTERSECÇÃO POSSÍVEL. Revista Contexto &Amp; Educação, 35(110), 142–162. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.142-162