Educação Popular e Paradigmas Emancipatórios
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2010.83.49-66Abstract
Este texto apresenta a problemática da Educação Popular (EP) em uma perspectiva emancipatória, levando em consideração a possibilidade de pensá-la em um novo paradigma, o qual estaria balizado pelos marcos jurídico-políticos de uma sociedade republicana e democrática. Desenvolve seu argumento, reconhecendo o compromisso histórico da EP em enfrentar um contexto de desigualdades sociais e de diferenças culturais, porém o faz sem o apelo a uma ruptura revolucionária fundada em uma ontoteleologia de caráter metafísico. Pressupõe que um paradigma emancipatório para a EP deve reconhecer que não há uma episteme (verdade) sobre o social a ser pedagogicamente ensinada e que orientará a ação política para determinado fim. Tendo aprendido com as experiências do século 20, visualiza como desafio de uma EP emancipatória neste início de século o abandono de uma racionalidade instrumental, garantindo a condição de sujeitos aos atores sociais na produção de possíveis soluções.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).