Habermas e a Educação Popular: a dimensão política da educação como possibilidade de encontro
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2010.83.67-82Abstract
Este ensaio, decorrente de estudo exploratório, propõe que a ação comunicativa, formulada por Habermas, deveria constituir-se em um dos fundamentos da concepção de Educação Popular. A dimensão política da Educação Popular possibilita esta aproximação. Conclui-se que dissociada da dimensão política da educação é frágil a convergência entre Habermas e a Educação Popular. A categoria de ação comunicativa, assim como o diálogo em Freire, nos processos educativos populares, realizados desde a concepção de Educação Popular, poderia caracterizar um avanço na implementação desta concepção e, consequentemente, de processos transformadores.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).