Tecnologia Social, Extensão Rural e Desenvolvimento Local: o gerenciamento integrado de resíduos sólidos em Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2010.83.153-175Resumen
Este trabalho analisa a instituição do Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (GIRS) do município de Sairé, Região do Agreste do Estado de Pernambuco, e sua contribuição para o desenvolvimento local. Especificamente, trata de identificar quais as tecnologias sociais que foram adotadas na execução das suas etapas, que visavam garantir um meio ambiente saudável, o aumento da qualidade de vida da população e a promoção do desenvolvimento local. Utilizando metodologia qualitativa, o estudo emprega para a coleta de informação: análise documental e bibliográfica, entrevistas com perguntas semiestruturadas e pesquisa de campo. Constatou-se que alguns procedimentos foram criados e que apesar de o GIRS ser considerado um esforço de desenvolvimento local, as estratégias usadas no município de Sairé ainda se distanciam dos princípios de participação e construção coletiva do conhecimento, comprometendo a principal característica do Desenvolvimento Local e da Tecnologia Social.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).