Educação Popular e o Processo de Socialização de Educandos de um Hospital Psiquiátrico de Belém-PA

Autores/as

  • Ivanilde Apoluceno de Oliveira Universidade do Estado do Pará
  • Rafael Grigório Reis Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2010.83.177-200

Resumen

Este artigo apresenta dados de uma pesquisa realizada em uma turma de alfabetização de jovens e adultos de um hospital psiquiátrico da cidade de Belém do Pará, sob a responsabilidade pedagógica de um Núcleo Universitário de Educação Popular. O objetivo deste estudo foi, após a instituição de uma proposta educacional de comunicação livre

 

,  analisar como essa prática interfere no processo de socialização da população atendida no ambiente hospitalar psiquiátrico. Na pesquisa realizou-se levantamento bibliográfico e entrevistas individuais com 3 profissionais da saúde e 2 educadores do Núcleo.

 

Biografía del autor/a

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação: Currículo pela PUC-SP. Formada em Filosofia pela Universidade Federal do Pará. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Pará. Coordenadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará.

Rafael Grigório Reis Barbosa

Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará. Educador do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará.

Publicado

2013-05-13

Cómo citar

Oliveira, I. A. de, & Barbosa, R. G. R. (2013). Educação Popular e o Processo de Socialização de Educandos de um Hospital Psiquiátrico de Belém-PA. Revista Contexto &Amp; Educación, 25(83), 177–200. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2010.83.177-200