Crítica à Cultura, Sociabilidade Moral e Amour de L’ordre em Rousseau
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2009.82.13-33Resumen
O artigo procura investigar, segundo Rousseau, o papel que os conceitos de amorde-si (amour-de-soi) e amor-próprio (amour-propre) desempenham na formação da sociabilidade moral do ser humano. Contra a interpretação standard do problema, procura mostrar que a constituição do amor da ordem (amour de l’ordre), o qual representa o ideal moral a ser alcançado pela ação humana, só é possivel por uma dupla elevação, reflexiva do amor-de-si e virtuosa do amor-próprio.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).