A Democracia Como Processo: política e educação no pensamento de Tocqueville
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2009.82.97-110Resumen
Embora não encontremos nenhum texto sistemático de análise e discussão acerca da educação entre os escritos de Alexis de Tocqueville, não resta dúvida de que o autor ocupa-se com a instrução e com a formação cívica dos cidadãos ao longo desuas obras teóricas, bem como em sua correspondência e discursos políticos. Sem negar a importância das instituições de ensino para a formação dos cidadãos em um Estado democrático, mas longe de estabelecer um vínculo direto entre ensino e cidadania, Tocqueville desloca para a ação política o ponto central da formação cívica. O próprio exercício da cidadania prepara os cidadãos para a vida política, posto que considera que os princípios democráticos fundamentais de liberdade e igualdade entre os cidadãos ganham vida tão somente na medida em que os homens agem uns com os outros no âmbito público de convivência. Tal concepção implica compreender que a sorte da democracia não está dada a priori, mas que é uma possibilidade decorrente da capacidade dos próprios homens. Partindo da análise de sua concepção de Estado democrático, proponho-me a investigar o desenvolvimento da cidadania por meio da ação política e a discutir os limites e as possibilidades da formação dos cidadãos, buscando compreender a relação entre política e educação no pensamento tocquevilleano.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).