Considerações Sobre República, Democracia e Educação

Autores/as

  • Claudio Boeira Garcia UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2009.82.189-204

Resumen

Nas sociedades configuradas após as Revoluções Americana e Francesa no século 18, a educação adquiriu status de assunto político de primeira grandeza e foi estabelecida como um direito básico e fator essencial para a efetivação dos princípios
políticos das sociedades republicanas. Desde aí, debates e decisões políticas acerca dos propósitos da educação consolidaram a convicção de que os governos são responsáveis pela instrução pública e que as instituições escolares devem oferecer condições para que cada indivíduo desenvolva seus talentos sem contrapô-los às virtudes cívicas. Este texto rememora apostas oriundas do imaginário políticoeducacional das Repúblicas modernas, assim como considerações a respeito de impasses e de possibilidades atuais da instrução pública democrático- republicana.

Biografía del autor/a

Claudio Boeira Garcia, UNIJUÍ

Professor do Departamento de Filosofia e Psicologia e do Mestrado em Educação nas
Ciências – Unijuí.

Publicado

2013-05-15

Cómo citar

Garcia, C. B. (2013). Considerações Sobre República, Democracia e Educação. Revista Contexto &Amp; Educación, 24(82), 189–204. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2009.82.189-204