MATERIALISMO DIALÉTICO COMO MÉTODO DE PESQUISA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA TEORIA DE HENRI WALLON
DIALETIC MATERIALISM AS A RESEARCH METHOD: A REFLECTION FROM THE THEORY OF HENRI WALLON
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.10428Palabras clave:
Materialismo dialético. Wallon. Pesquisa em ciências humanas.Resumen
A dicotomia entre ciências humanas e ciências “duras” no processo de construção do conhecimento tem sido tema de discussão constante na academia. Nesse sentido, a pesquisa que se ocupa da fala, do discurso, da linguagem pode ser compreendida com certa desconfiança pelos acadêmicos e pesquisadores, o que tensiona o pesquisador a um exaustivo rigor quanto ao método utilizado. Partindo dessa premissa e utiilizando-se do referencial teórico da psicogenética em Wallon, esta revisão teórica busca refazer o percurso histórico da pesquisa em ciências humanas, centrando-se no materialismo dialético como base filosófica privilegiada para a pesquisa quando se busca produzir conhecimento a partir do discurso produzido pelas pessoas. Além disso, tendo por base as contribuições de Žižek, esta reflexão também visa demonstrar a atualidade do materialismo dialético e do marxismo como bases filosóficas na construção do conhecimento, ainda que setores conservadores tentem desqualificar essa opção metodológica apenas por análises políticas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Contexto & Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).