AS TENDÊNCIAS CURRICULARES NA DÉCADA 1970 E O CASO DO PROJETO LOGOS II
CURRICULAR TRENDS IN THE 1970S AND THE CASE OF THE LOGOS II PROJECT
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.10440Palabras clave:
História da Educação. Formação de Professores. Ensino profissionalizante.Resumen
Entre as décadas de 1970 e 1990 foi desenvolvido em algumas regiões do Brasil um projeto de formação de professores não-titulados denominado Logos II. O programa adotava a tecnologia educacional do ensino a distância via modular. A grade curricular do Logos II continha 28 disciplinas, divididas em duas categorias (Geral e Especial) que após concluir seus estudos proporcionava ao professor-cursista habilitação do magistério em nível de 2º grau. Assim, o artigo em tela tem como objetivo elaborar uma história do currículo na década de 1970 partindo da análise do currículo do projeto Logos II. Além disso, evidenciaremos, os conceitos da educação tecnicista que estruturaram o currículo brasileiro, e consequentemente a estrutura curricular do Projeto Logos II. Como fontes foram utilizados os documentos relacionados ao projeto Logos II assim como as legislações e outros documentos que se relacionam com a temática. Como referencial teórico-metodológico utilizamos o conceito de currículo de Goodson (2012) e a compreensão de análise de fonte históricas de Ginzburg (1989; 2008) e Pesavento (2008). Os resultados indicam que na época de implantação do projeto, o currículo brasileiro recebeu grandes influências internacionais, devido aos acordos bilaterais que marcaram a construção da grade curricular Logos II.
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