REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL/EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REVISÃO DA LITERATURA (2008-2018)
SOCIAL REPRESENTATIONS OF SPECIAL EDUCATION/INCLUSIVE EDUCATION: LITERATURE REVIEW (2008-2018)
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.366-385Palabras clave:
Educação especial/Educação inclusiva; Representações sociais; Revisão sistemáticaResumen
Este artigo trata-se de uma revisão sistemática de literatura sobre as Representações Sociais (RS) sobre a Educação Especial (EI)/Educação Inclusiva (EI) referente ao período de 2008-2018. A base de dados foi o Catálogo de Dissertações e Teses da Capes e os periódicos do Qualis na área de Educação. A busca totalizou 60 produções e foi possível constatar que essas pesquisas vêm crescendo nos últimos anos, as quais têm sido produzidas em todas as regiões do Brasil, e que foram realizadas em universidades públicas, estaduais e privadas. A maior parte das produções emprega a abordagem qualitativa com pesquisa de campo e, para a constituição e análise de dados, utilizam-se de entrevistas e da Análise de Conteúdo. Os participantes das pesquisas são, em sua maioria, professores em formação inicial e do ensino superior. Foi possível constatar que os objetivos das pesquisas abordam as RS sobre os processos envolvidos na inclusão de alunos com deficiência ou as RS sobre os aspectos que definem a inserção de um aluno na EE. Os resultados das pesquisas realizadas apontaram, em sua maioria, que as RS não favorecem a inclusão e que as principais barreiras são a acessibilidade atitudinal e a de procedimentos educacionais. Esta revisão endossa a relevância da TRS para estudos sobre EE/EI.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).