ISOLAMENTO SOCIAL: PERCEPÇÕES DISCENTES SOBRE O DESLOCAMENTO DAS INTERAÇÕES ACADÊMICAS PARA MEIOS DIGITAIS

SOCIAL ISOLATION: PERCEPTIONS FROM THE STUDENTS ABOUT THE CHANGE OF ACADEMIC INTERACTIONS TO DIGITAL MEDIA

Autores/as

  • Rafael Winícius da Silva bueno Instituto Federal Farroupilha http://orcid.org/0000-0002-9573-8053
  • Thelma Duarte Brandolt Borges Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Valderez Marina do Rosario Lima Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.10813

Palabras clave:

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Ensino e Aprendizagem, Interação Social

Resumen

O presente estudo, realizado durante o contexto de isolamento social de 2020, demandado por medidas preventivas contra o novo coronavírus, objetivou analisar as percepções de estudantes de graduação que tiveram suas atividades deslocadas da modalidade presencial para a remota. Participaram da pesquisa 13 licenciandos em Matemática, manifestando-se a respeito das interações pedagógicas realizadas exclusivamente por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. As informações coletadas foram analisadas a partir das teorias de Seymour Papert e John Dewey, entre outros, por meio da Análise Textual Discursiva, em um movimento de desconstrução e reconstrução de ideias. Emergiram como categorias representativas das percepções discentes acerca das alterações de formato impostas: Compreensão e Enfrentamento das Dificuldades e Necessidade de Interação Dialógica Presencial, que intitularam os metatextos nos quais foram discutidas as fragilidades e potencialidades percebidas.

Publicado

2021-11-22

Cómo citar

bueno, R. W. da S., Borges, T. D. B., & Lima, V. M. do R. (2021). ISOLAMENTO SOCIAL: PERCEPÇÕES DISCENTES SOBRE O DESLOCAMENTO DAS INTERAÇÕES ACADÊMICAS PARA MEIOS DIGITAIS: SOCIAL ISOLATION: PERCEPTIONS FROM THE STUDENTS ABOUT THE CHANGE OF ACADEMIC INTERACTIONS TO DIGITAL MEDIA. Revista Contexto &Amp; Educación, 36(115), 177–190. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.10813