ISOLAMENTO SOCIAL: PERCEPÇÕES DISCENTES SOBRE O DESLOCAMENTO DAS INTERAÇÕES ACADÊMICAS PARA MEIOS DIGITAIS
SOCIAL ISOLATION: PERCEPTIONS FROM THE STUDENTS ABOUT THE CHANGE OF ACADEMIC INTERACTIONS TO DIGITAL MEDIA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.10813Palabras clave:
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Ensino e Aprendizagem, Interação SocialResumen
O presente estudo, realizado durante o contexto de isolamento social de 2020, demandado por medidas preventivas contra o novo coronavírus, objetivou analisar as percepções de estudantes de graduação que tiveram suas atividades deslocadas da modalidade presencial para a remota. Participaram da pesquisa 13 licenciandos em Matemática, manifestando-se a respeito das interações pedagógicas realizadas exclusivamente por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. As informações coletadas foram analisadas a partir das teorias de Seymour Papert e John Dewey, entre outros, por meio da Análise Textual Discursiva, em um movimento de desconstrução e reconstrução de ideias. Emergiram como categorias representativas das percepções discentes acerca das alterações de formato impostas: Compreensão e Enfrentamento das Dificuldades e Necessidade de Interação Dialógica Presencial, que intitularam os metatextos nos quais foram discutidas as fragilidades e potencialidades percebidas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).