RECURSOS TECNOLÓGICOS EM MUSEUS DE CIÊNCIAS: TENDÊNCIAS EM ESTUDOS BRASILEIROS
TECHNOLOGICAL RESOURCES IN SCIENCE MUSEUMS: TRENDS IN BRAZILIAN STUDIES
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.238-250Palabras clave:
Espaços educativos não formais; Museus; Tecnologia.Resumen
Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas e nas mais diversas situações, como por exemplo nos museus de ciências. Com o objetivo de investigar se a tecnologia vem sendo utilizada em museus, analisou-se a produção acadêmica a partir de artigos publicados em revistas de Qualis A1, na área de ensino, no período de 2015 a 2019. Foram analisadas 13 revistas e identificados 23 artigos com base nos descritores: museus, tecnologia e tecnologia em museus. Posteriormente, estes artigos foram agrupados por categorias à luz da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram um decréscimo de publicações sobre museus e um discreto, mas não significativo, aumento de publicações na área da tecnologia. Acerca do uso da tecnologia em museus não foi encontrada nenhuma publicação. Assim, o presente este estudo traz importantes desdobramentos no sentido de sinalizar a carência de trabalhos que investigam como a tecnologia tem sido incorporada em museus, visto que se trata de um tema atual e de grande impacto social.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).