COMPREENSÕES DE LICENCIANDOS SOBRE A SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
UNDERGRADUATE STUDENTS’ COMPREHENSIONS OF OVERCOMING LEARNING DIFFICULTIES IN ELEMENTARY SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.10951Palabras clave:
Formação inicial. Teoria da Subjetividade. Superação das dificuldades de aprendizagem.Resumen
A maneira como os licenciandos compreendem as dificuldades de aprendizagem e sua superação pode contribuir para a construção de alternativas ao ensino conteudista e à medicalização do problema. O presente artigo relata uma pesquisa sobre a própria prática de três professores formadores, em uma turma de 22 licenciandos, no tema Compreensão e Explicação dos Processos de Desenvolvimento e Aprendizagem II. A superação das dificuldades de aprendizagem foi um dos assuntos estudados, a partir da visão da teoria da subjetividade. Analisamos produções escritas dos licenciandos em diferentes momentos de uma sequência didática, ao responderem questões de estudo, analisarem um filme e relatarem observações do estágio. Avaliamos a compreensão dos licenciandos sobre as ideias dos textos e as relações que eles produziram entre estes conceitos e situações práticas. Os resultados indicam que a sequência didática favoreceu a compreensão das ideias e a articulação teoria e prática. Entretanto, consideramos que teorias implícitas dos licenciandos dificultam a aprendizagem dos conceitos da teoria da subjetividade. Estes resultados sugerem possibilidades de mudanças na estratégia didática dos professores formadores e a realização de outras pesquisas de acordo com o referencial da teoria da subjetividade e da epistemologia qualitativa.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).