Formação Inicial de Professores: uma experiência com educadores em meios populares
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2006.75.69-86Resumen
O objetivo deste estudo centra-se no resgate de alguns aspectos do processo de instituição e vivência do curso de licenciatura para a formação de educadores em meios populares pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) em convênio com a Secretaria Municipal de Educação (Smed/POA) do município de Porto Alegre. Apresenta-se inicialmente a origem do curso e discute-se a sua estruturacurricular. A apresentação do perfil dos alunos e a relação construída entre educadores e educandos são outros elementos que entram em cena na reflexão. Os impasses, limites e alternativas construídas são relatadas e refletidas à luz da contradição clássica entre teoria e prática. A analogia com um quebra-cabeça possibilita jogar com as peças, buscando na aparente desordem (caos) a ordem para a
compreensão reflexiva do processo vivenciado. Finalmente, apontam-se alguns possíveis aprendizados com o objetivo de “encaixar” as peças do quebra-cabeça, explicitando não o todo do processo, mas parte dele.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).