A Formação da Consciência Crítica e a Gestão Democrática da Educação
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2006.75.155-172Resumen
Este trabalho tem o objetivo de promover uma reflexão sobre a gestão democrática da educação e as condições necessárias de superação do senso comum para a formação de uma consciência crítica. A atuação do trabalhador e sua formaçãopolítica exigem o questionamento e a crítica do senso comum, o que é possível, segundo Gramsci, por um processo de educação que pressuponha a relação entre o homem e o ambiente, o instrumento de trabalho e a vontade, compreendidos no contexto histórico. A formação de um novo modo de pensar a partir do processo de organização política permite aos trabalhadores realizarem a crítica à ordem social
burguesa e compreender os limites do modelo liberal para superá-lo. Como o poder não se concentra unicamente no Estado, mas permeia todas as relações sociais, é na sociedade civil que se encontram os meios de reconstrução das relações políticas, o que torna necessária a compreensão da importância da gestão democrática da educação e do debate a cerca da democratização da educação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).