Manoel Bomfim: O pensamento educacional higienista e a perspectiva (des)colonial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11162

Palabras clave:

Manoel Bomfim. Educação Higienista. (Des)Colonialidade. Pensamento Latino-americano.

Resumen

O artigo apresenta um ensaio crítico do pensamento educacional de Manoel Bomfim, condicionado pelo pensamento higienista vigente no final do século 19, para identificar em que medida o autor reproduziu características que hoje reconhecemos como colonialidade ou descolonialidade. A partir de uma contextualização do seu pensamento, por meio de um estudo bibliográfico, conclui-se que a produção de um pensamento pedagógico, a partir de sua experiência de professor, ampliou a visão de educação higienista da época para uma compreensão de saúde preventiva. Como um dos precursores da luta pela universalização do direito à educação, rejeitou determinismos que relacionavam as inferioridades raciais e condições ambientais à impossibilidade de um desenvolvimento autônomo dos países latino-americanos, denunciando que as causas dos males de origem se devem à exploração das colônias pelas metrópoles.

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Publicado

2023-06-07

Cómo citar

Adams, T., & Arrua, A. R. (2023). Manoel Bomfim: O pensamento educacional higienista e a perspectiva (des)colonial. Revista Contexto &Amp; Educación, 38(120), e11162. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11162

Número

Sección

Interculturalidade e Educação