MARÍA DE ZAYAS Y SOTOMAYOR, ESCRITORA: corpo, alma e mulher na arte e na escritura da Espanha da contra-reforma
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2004.71-72.65-79Resumen
Nos Desengaños amorosos (1647), da escritora espanhola María de Zayas y Sotomayor, a questão da violência contra a mulher se apresenta como um leitmotif da obra. A questão fundamental de que tratará este ensaio diz respeito à interpretação do desenvolvimento deste leitmotif que tanto marca o estilo de Zayas, conciliando-o com a caracterização bastante aceita da sua obra como feminista, com o seu uso de técnicas literárias essencialmente barrocas, à luz do contexto sociopolítico da contra-reforma espanhola.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).