Adolescentes escolares, sexualidade e a utilização do círculo de cultura de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11374Palabras clave:
Adolescente. Sexualidade. Educação em saúde. Saúde sexual.Resumen
O estudo teve por objetivo identificar as práticas e vivências da sexualidade de adolescentes escolares, por meio da utilização do Círculo de Cultura. Trata-se de uma pesquisa-intervenção, desenvolvida com 15 adolescentes de uma escola estadual de ensino médio de Forquilha, Ceará, Brasil, na qual foram realizadas ações educativas seguindo as etapas propostas no Círculo de Cultura, de Paulo Freire. A busca por conhecer os aspectos relacionados à sexualidade dos adolescentes proporcionou um exercício de autoconhecimento e autoconceito para os participantes, revelando aspectos de seu cotidiano, como os conflitos geracionais e as vivências da sexualidade, numa perspectiva contemporânea. O uso do Círculo de Cultura instigou o protagonismo, visto que os adolescentes discutiram temas polêmicos e relevantes, e ainda mediaram o conhecimento entre seus pares.
Citas
ANDRADE, J. S. V.; MONTEIRO, M. M. A sexualidade e a orientação sexual nas escolas. Psicologia.PT, p. 1-11, 2013. ISSN 1646-6977. Disponível em: http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0823.pdf.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 jun. 2013. Seção 1, p. 59.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção à saúde de adolescentes na escola e unidades básicas de saúde. 1. ed., 1 reimpr. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/orientacao_basica_saude_adolescente.pdf
BRASIL. Ministério da Saúde. Informações sobre gravidez na adolescência. 2014. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/saude-para-voce/saude-do-adolescente-e-do-jovem/informacoes-sobre-gravidez-na-adolescencia2. Acesso em: 22 ago. 2016.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Proteger e cuidar da saúde de adolescentes na atenção básica. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. 233 p.
BRÊTAS, J.; OHARA, C.; JARDIM, D. O comportamento sexual de adolescentes em algumas escolas no município de Embu. Rev. Gaúcha. Enferm., v. 4, n. 29, p. 581-587, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/3875/6543.
CAVALCANTE, J. H. V.; OLIVEIRA, E. N.; XIMENES NETO, F. R. G.; SILVA, Y. F.; CAVALCANTE, G. B. G.; VASCONCELOS, M. I. O. Experience ofusing a cultural circle meeting as a reference for educational intervention with adolescents. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 8, p. e694986256, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/6256.
CRIVELARI, M. Trabalhar a sexualidade: guia prático para professores de ensino fundamental. São Paulo: Editora Lua, 2007.
FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. 16. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 50. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FREITAS, C. M. S. M.; LIMA, R. B. T.; COSTA, A. S.; LUCENA FILHO, A. O padrão de beleza corporal sobre o corpo feminino mediante o IMC. Rev. bras. educ. fís. esporte (impr.), São Paulo, v. 24, n. 3, p. 389-404, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbefe/v24n3/a10v24n3.pdf.
GONÇALVES, R. C.; FALEIRO, J. H.; MALAFAIA, G. Educação sexual no contexto familiar e escolar: impasses e desafios. HOLOS, n. 5, p. 251-263, 2013. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/784.doi:https://doi.org/10.15628/holos.2013.784.
GUBERT, F. A.; VIEIRA, N. F. C.; PINHEIRO, P. N. C.; OLIVEIRA, E. N.; COSTA, A.G.M. Nursing care promoting dialogue among mother and adolescent daughter: descriptive study. Online Brazilian Journal of Nursing, v. 8, n. 3, 2009. Disponível em: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/j.1676-4285.2009.2648/578.
HEIDEMANN, I. T. S. B.; DALMOLIN, I. S.; RUMOR, P. C. F.; CYPRIANO, C. C.; COSTA, M. F. B. N. A.; DURAND, M. C. Reflexões sobre o itinerário de pesquisa de Paulo Freire: contribuições para a saúde. Texto Contexto Enferm., v. 26, n. 4, e0680017, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072017000680017.
HEILBORN, M. L. (org.). Sexualidade: o olhar das ciências sociais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.
LIMA, N. J. F.; SANTOS, J. C. S. A importância da educação sexual na adolescência. nativa. Revista de Ciências Sociais do Norte de Mato Grosso, v. 1, n. 1, 2013. Disponível em: http://revistanativa.com/index.php/revistanativa/article/view/36/html.
MARQUES, L. Homossexualidade, cultura e representações sociais: um breve percurso sobre a história de sua (des)patologização. Poliantea, v. 10, n. 18, p. 227-267, 2014. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/b079/a1cafc1db8c7744be1b873152af05ff6de1d.pdf.
MELO, A. S. A. F.; SANTANA, J. S. S. Sexualidade: concepções, valores e condutas entre universitários de biologia da UEFS. Rev Baiana Saúde Publ., v. 29, n. 2, p. 149-159, 2005. DOI: https://doi.org/10.22278/2318-2660.2005.v29.n2.a998.
Disponível em: http://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/998.
MINAYO, M. C. S.; DELANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 1. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2016.
OLIVEIRA, C. B.; SPAREMBERGUER, R. F. L. Para além da heterossexualidade: um olhar para a dignidade, inclusão e políticas públicas dos cidadãos com orientações sexuais diversas. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DEMANDAS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, 12.; MOSTRA INTERNACIONAL DE TRABALHOS CIENTÍFICOS, 1., 2015. Disponível em: http://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/sidspp/article/view/13087/2290
OLIVEIRA, E. B.; PAIXÃO, G. S.; SANTOS, F. N.; SAMPAIO, B. S. Temas geradores como contribuição metodológica para a prática docente. Kiri-kerê: Pesquisa em Ensino, n. 2, p, 8-18, 2017. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/kirikere/article/view/14300/11540.
PONTES, A. F. Sexualidade: vamos conversar sobre isso? Promoção do desenvolvimento psicossexual na adolescência: implementação e avaliação de um programa de intervenção em meio escolar. Tese (Doutoramento em Saúde Mental) – Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, Universidade do Porto, Porto, 2012. Disponível em: https://repositório aberto.up.pt/handle/10216/24432. Acesso em: 21 abr. 2018.
REIS, N. S. P.; SANTOS, M. F. G.; ALMEIDA, I. S.; GOMES, H. F.; LEITE, D. C.; LEITE, E. M. A. Hospitalização do adolescente na ótica dos profissionais de enfermagem. Enferm. Foco, v. 9, n. 2, p. 7-12, 2018. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/1057.
RESENDE, G. C.; PASIAN, S. R. Inclinações motivacionais de adolescentes concluintes do ensino fundamental em Manaus a partir do BBT-Br. Rev. bras. orientac. prof, Florianópolis, v. 18, n. 2, p. 232-247, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2017v18n2p233.
SALDANHA, A. A. W.; OLIVEIRA, I. C. V.; AZEVEDO, R. L. W. O autoconceito de adolescentes escolares. Paidéia, Ribeirão Preto, v.1, n. 48, p. 9-19, 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2011000100003.
SILVA, M. L. A.; TAQUETTE, S. R.; COUTINHO, E. S. F. Sentidos da imagem corporal de adolescentes no ensino fundamental. Rev. Saúde Pública, v. 48, n. 3, p. 438-444, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102014000300438&lng=en.
XIMENES NETO, F. R. G.; DIAS, M. S. A.; ROCHA, J.; CUNHA, I. C. K. O. Gravidez na adolescência: motivos e percepções de adolescentes. Rev. bras. enferm., v. 60, n. 3, p. 279-285, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672007000300006&lng=en.
XIMENES NETO, F. R. G.; MARQUES, M.; ROCHA, J. Problemas vividos por las adolescentes durante la gestación. Enfermería Global, v. 7, n. 1, p. 1-11, 2008. Disponível em: https://revistas.um.es/eglobal/article/view/832.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Contexto & Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).