PEDAGOGÍA Y ÉTICA EN LA CONSTRUCCIÓN DE CIUDADANÍA la formación en valores en la educación comunitaria
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2003.70.47-62Resumen
La educación comunitaria debe sostenerse en una pedagogíaconversacional y crítica. Implica una revisión de la modernidad
educativa de raíz ilustrada y un proceso de construcción de
identidades en cuanto “lugar” de crítica de la historicidad del sujeto. Un nuevo dasafío de la educación comunitarista es la
educación ciudadana, recuperando su tradición deliberativa y su adhesión a valores universales como los derechos humanos. Una tarea adicional de los educadores comunitarios es trabajar una pedagogía de las narrativas de los sujetos en cuanto actores titulares de la reinvención de una democracia participativa.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).