NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÕES ENTRE BRASIL E CHILE
NEOLIBERALISM AND EDUCATION: RAPPROCHEMENT BETWEEN BRAZIL AND CHILE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.11611Palabras clave:
neoliberalismo e educação, América Latina, política educacionalResumen
O presente trabalho objetiva realizar uma aproximação entre Brasil e Chile no campo educacional. Acredita-se que, por estarem ambos sob influência do ideário neoliberal e apresentarem elementos socioeconômicas similares, é construtivo realizar uma discussão sobre educação de maneira interligada. Ambos os países apresentam, sob influência do neoliberalismo, sistemas de ensino descentralizados e participação do setor privado balizados por meio de avaliações em larga escala cuja eficácia tem sido questionada. Essas características refletiram no aprofundamento da desigualdade em termos de qualidade, diferenciando não apenas as escolas e universidades, mas também os alunos. Evidência disto são as manifestações populares com demandas na área da educação que aconteceram nos últimos anos no Chile e, mais recentemente, no Brasil, algumas das quais com as mesmas reinvindicações. Dessa forma, a aplicação do ideário neoliberal na educação tem ocasionado consequências negativas em ambos os países, como o aumento da desigualdade educacional e a deterioração da qualidade. Por isso, é imperativo que analisemos as experiências já consolidadas no Chile para entendermos as consequências em ebulição no Brasil, considerando o neoliberalismo e sua influência na educação como um fenômeno supranacional.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).