PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DE ROBBIE CASE

COMPUTATIONAL THINKING IN THE INITIAL TRAINING OF MATHEMATICS TEACHERS: A CASE STUDY FROM THE PERSPECTIVE OF ROBBIE CASE´S THEORY

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.179-200

Palabras clave:

Computação, Ensino, Padrões e Regularidades, Pensamento Algébrico

Resumen

O Pensamento Computacional tem sido inserido no ensino como um componente curricular específico da Computação ou em conjunto a outros componentes curriculares. Há necessidade de desenvolver as habilidades do Pensamento Computacional nos estudantes e, consequentemente, nos professores. Como forma de inserir o Pensamento Computacional, com o componente curricular da Matemática, este artigo traz um estudo de caso realizado com os licenciandos em Matemática, em uma universidade privada. Para tal, foi ofertada uma disciplina extracurricular, trabalhando o conteúdo de padrões e regularidades, com o Pensamento Computacional, por meio da linguagem de programação Python. A pesquisa é qualitativa, do tipo estudo de caso em que foram analisadas duas atividades desenvolvidas pelos licenciandos, sob a perspectiva da teoria neopiagetiana de Robbie Case. Com a investigação, identificaram-se as relações entre o Pensamento Computacional e o Pensamento Algébrico e foi proposto um caminho para inclusão do Pensamento Computacional no ensino, para formação inicial de professores de Matemática.

Biografía del autor/a

Ana Paula Canal, MSc, Universidade Franciscana

Graduada em Informática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e  mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMAT), da Universidade Franciscana (UFN) e professora nos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, da Universidade Franciscana (UFN).

Vanilde Bisognin, Dra., Universidade Franciscana

Licenciada plena em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre e doutora em Matemática pela  Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é professora titular e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMAT), da Universidade Franciscana (UFN). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática , atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de matemática, modelagem matemática, comportamento assintótico de soluções de modelos matemáticos definidos por equações diferenciais.

 

Silvia Maria de Aguiar Isaia, Dra., Universidade Franciscana

Licenciada e mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é professora e pesquisadora na Universidade Franciscana, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMAT), pesquisador Produtividade em Pesquisa do CNPq, Nível 2. É também professora titular aposentada da Universidade Federal de Santa Maria, atuando, como voluntária, no Programa de Pós-Graduação em Educação, coordenadora da Rede Sul-brasileira de Pesquisadores em Educação Superior, coordenadora do Grupo de Pesquisa Trajetórias de Formação do CNPq.

Publicado

2021-07-06

Cómo citar

Canal, A. P., Bisognin, V., & Isaia, S. M. de A. (2021). PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DE ROBBIE CASE: COMPUTATIONAL THINKING IN THE INITIAL TRAINING OF MATHEMATICS TEACHERS: A CASE STUDY FROM THE PERSPECTIVE OF ROBBIE CASE´S THEORY. Revista Contexto &Amp; Educación, 36(114), 179–200. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.179-200

Número

Sección

Dossiê Ensino da Computação e Pensamento Computacional