UMA PESQUISA DOCUMENTAL SOBRE O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO NO BRASIL

A DOCUMENTAL RESEARCH ABOUT COMPUTATIONAL THINKING IN HIGHER EDUCATION: ANALYSIS OF PEDAGOGICAL PROJECTS OF COMPUTER SCIENCE TEACHER EDUCATION PROGRAMS IN BRAZIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.54-71

Palavras-chave:

Pensamento computacional, Ensino superior, Licenciatura em Computação, Formação de professores

Resumo

Com a crescente integração do pensamento computacional (PC) à educação básica, fazem-se necessárias políticas voltadas à formação de professores. Embora haja várias iniciativas nos âmbitos acadêmico, institucional e governamental para apoiar a formação continuada dos professores que já atuam nas escolas, pouco se tem feito em relação à formação inicial dos professores, ou seja, no sentido de integrar o PC aos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura. As primeiras iniciativas têm despontado nas licenciaturas em computação (LC), que de fato têm um papel chave para promover o PC na educação básica. Este artigo apresenta uma pesquisa documental feita a partir da plataforma e-MEC e com base nos projetos pedagógicos dos cursos (PPC) de LC disponíveis online, que analisa como tem sido feita a integração do PC. Os resultados indicam que o PC tem sido apresentado como habilidade essencial a todos, e fundamentalmente enquanto ferramenta para resolução de problemas em qualquer área do conhecimento, tendo o licenciado em computação a responsabilidade de promovê-lo na educação básica. Embora ainda sejam poucos os cursos de LC que contemplam o PC em seus projetos pedagógicos, entende-se que eles indicam uma transformação em andamento, que demanda tempo dada a complexidade de reformulação de projetos pedagógicos.

Biografia do Autor

Iago Sinésio Ferris da Silva, UFRPE

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Informática Aplicada - PPGIA pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Licenciado em Computação e Informática, desde 2018, pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Informática na Educação, Serious Games, Gamificação e Pensamento Computacional.

Taciana Pontual Falcão, UFRPE

Professora adjunta do Departamento de Computação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), onde também atuou como coordenadora do curso de Licenciatura em Computação da UFRPE (2018-2020) e preside a Comissão de Ensino do departamento desde 2018. É bacharela (2004) e mestre (2007) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, e doutora pela University of London (Institute of Education, 2014). Fez pós-doutorado na McGill University, School of Information Studies (Canadá, 2017). Sua pesquisa é focada na aplicação de tecnologias aos processos educacionais, incluindo: educação em computação, pensamento computacional, interação humano-computador (IHC), acessibilidade e analíticas de aprendizagem.

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Publicado

2021-05-10

Como Citar

Sinésio Ferris da Silva, I., & Pontual Falcão, T. (2021). UMA PESQUISA DOCUMENTAL SOBRE O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO NO BRASIL: A DOCUMENTAL RESEARCH ABOUT COMPUTATIONAL THINKING IN HIGHER EDUCATION: ANALYSIS OF PEDAGOGICAL PROJECTS OF COMPUTER SCIENCE TEACHER EDUCATION PROGRAMS IN BRAZIL. Revista Contexto & Educação, 36(114), 54–71. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.54-71

Edição

Seção

Dossiê Ensino da Computação e Pensamento Computacional