HEGEMONÍA Y CONTRAHEGEMONÍA PARA OTRO MUNDO POSIBLE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2002.65.55-76Resumen
O que proponho é a apresentação de uma leitura particular,entre tantas possíveis, de um pensamento que traduz a impotência dos corpos diante da máquina-de-guerra. Paul Virilio é o filósofo-estrategista que percebe a guerra no interior das cidades e alerta para os perigos da fraseologia jornalística que reduz tudo à inevitabilidade da tecnologia e do acidente, não contabilizando as “baixas” e as deformações causadas pelo impacto da velocidade-máquina sobre os corpos. Dessa forma, presenciamos o esgotamento do tempo e a morte do político como práxis substanciada no diálogo e na reflexão. Em
contexto de Guerra Pura a subordinação do político ao militar
corresponde à descarga total, ou seja, nosso modelo societal
vem substituindo a produção pela destruição e a segurança
total é a mercadoria que deforma nossa condição civil na
militarização crescente de nossas consciências.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).