DERECHO DEL CONSUMIDOR Y CONSUMISMO: UNA REVISION SISTEMÁTICA DE LITERATURA EN EL AREA DE ENSEÑANZA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12231Palabras clave:
Direito do Consumidor. Consumismo. Educação Financeira. Ensino.Resumen
O presente artigo tem como principal objetivo mapear o conhecimento já elaborado quanto à produção acadêmica e científica relacionada ao ensino do Direito do Consumidor e do Consumismo. Trata-se de uma revisão sistemática a partir do estado da arte que utilizou a base de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Primeiramente, descreveu-se o percurso metodológico para a seleção dos estudos que constituíram a amostragem final, atendendo aos critérios de inclusão. Depois disso, para facilitar a análise e discussão dos resultados, realizou-se a categorização dos temas pesquisados em três eixos, com os temas mais focalizados para: o Direito do Consumidor; o Consumo/Consumismo; e a Educação Financeira. Foram analisadas as abordagens metodológicas predominantes e os autores mencionados mais frequentemente nos estudos, além de terem sido apontados os objetivos e os resultados das pesquisas. Por fim, concluiu-se que é bastante escassa a produção científica em relação ao ensino de Direito do Consumidor, e que a sua abordagem de maneira integrada com os temas Consumismo e Educação Financeira pode ser uma estratégia válida para que o ensino da temática se aproxime da realidade dos estudantes, materializando-se em ações concretas e promovendo a cidadania por meio da efetivação dos direitos dos consumidores.
Citas
ALBUQUERQUE, Julliane Santos Lopes de. Reclame Aqui: a sociedade de consumo e o direito do consumidor como instrumento de mobilização social no século XXI. 2015. 143 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Direito) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, 2015. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3461033. Acesso em: 23 jan. 2019.
AMORIM, Michelle Ribeiro. Educação matemática financeira por meio de sequências didáticas: estudo de caso sobre duas aplicações cotidianas. 2014. 156 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Vitória, ES, 2014. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1310169. Acesso em: 16 abr. 2019.
AULETE, Caldas. Aulete Digital – dicionário contemporâneo da língua portuguesa: Dicionário Caldas Aulete, on-line. 2021. Disponível em: https://www.aulete.com.br/consumismo. Acesso em: 22 dez. 2021.
BATISTA, Daniela Ferreira Dias. A efetivação das normas de consumo como fator de proteção social. 2015. 106 f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Fundação de Ensino "Eurípides Soares Da Rocha", Marília, SP, 2015. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2820694. Acesso em: 4 fev. 2019.
BAUMAN, Zigmunt. 44 cartas do mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. (livro eletrônico). Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788537807705/. Acesso em: 18 fev. 2019.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 7 maio 2019.
BRASIL. Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Brasília: Senado Federal; Legislação Republicana Brasileira, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8078.htm. Acesso em: 6 fev. 2019.
BRASIL. Ministério da Justiça.Consumidor.gov.br. Sistema Nacional de Defesa do Consumidor – SNDC. 2021. Disponível em: https://www.consumidor.gov.br/pages/conteudo/publico/6. Acesso em: 20 dez. 2021.
CAMPOS, Celso Ribeiro; TEIXEIRA, James; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva. Reflexões sobre a educação financeira e suas interfaces com a educação matemática e a educação crítica. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 17, n. 3, p. 556-577, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/25671. Acesso em: 20 dez. 2021.
CANTELMO, Fernando. A tutela do estado ao direito do consumidor: legislação consumerista, agências reguladoras e a responsabilidade estatal. São Paulo: Editora do Autor: 2021. (livro eletrônico). Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/A_Tutela_do_Estado_ao_Direito_do_Consumi/LDkxEAAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=1&printsec=frontcover. Acesso em: 22 dez. 2021.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Catálogo de Teses e Dissertações. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Acesso em: 22 jan. 2019.
CARQUI, Vagner Bruno Caparelli. Princípio do crédito responsável: evitabilidade do superendividamento e promoção da pessoa humana na sociedade de consumo. 2016. 220 f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4851426. Acesso em: 10 fev. 2019.
CARVALHO, Diogenes Faria de. Consumo e (super)endividamento: vulnerabilidade e escolhas intertemporais. 2015. 126 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, GO, 2015. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3334228. Acesso em: 2 fev. 2019.
FERNANDES, Pamela Franco. Educação matemática financeira: uma abordagem socioeconômica no 2º Ano do Ensino Médio Politécnico. 2016. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3048433. Acesso em: 15 abr. 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 59. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2015.
GOMES, Ana Paula Maria Araujo. A defesa administrativa do consumidor: um caminhar no espaço físico e virtual. 2015. 126 f. Dissertação (Mestrado em Direito Constitucional) – Universidade de Fortaleza. Fortaleza, CE, 2015. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2763443. Acesso em: 4 fev. 2019.
LORDELO, João Paulo. Breve histórico do Direito do Consumidor e origens do Código de Defesa do Consumidor. Meu Site Jurídico, 2019. Disponível em: https://meusitejuridico.editorajuspodivm.com.br/2019/05/08/breve-historico-direito-consumidor-e-origens-codigo-de-defesa-consumidor/
MASSANTE, Katyane Anastacia Samoglia Costa Capichoni. Educação financeira escolar: as armadilhas presentes na mídia induzindo o consumismo. 2017. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5215431. Acesso em: 14 mar. 2019.
OCDE. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Centro OCDE/CVM de Educação e Alfabetização Financeira para a América Latina e o Caribe. Recomendação sobre os princípios e as boas práticas de educação e conscientização financeira. 2005. Disponível em: https://www.oecd.org/daf/fin/financial-education/%5BPT%5D%20Recomenda%C3%A7%C3%A3o%20Princ%C3%ADpios%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Financeira%202005%20.pdf. Acesso em: 5 fev. 2019.
SANTOS, Leandro Gonçalves dos. Educação financeira e educação matemática: inflação de preço no Ensino Médio. 2017. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, MG, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6116603. Acesso em: 14 abr. 2019.
SILVA, Anderson José. Percepção da criticidade financeira de alunos do Ensino Médio sob a ótica da educação matemática. 2018. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Em Ciências E Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Vila Velha – ES, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6379332. Acesso em: 14 abr. 2019.
SILVA, Vivian Helena Brion da Costa. Educação financeira escolar: os riscos e as armadilhas presentes no comércio, na sociedade de consumidores. 2017. 168 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, MG, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5216302. Acesso em: 12 abr. 2019.
SKRSYPCSAK, Daniel; FRANZEN, Douglas Orestes. Educação em valores morais numa perspectiva transdisciplinar. Revista Contexto & Educação, Ijuí: Editora Unijuí, v. 34, n. 109, p. 90-103, 2019. DOI: 10.21527/2179-1309.2019.109.90-103. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/7782. Acesso em: 15 fev. 2020.
VIEIRA, Maria Clarisse; ROCHA, Cristiano Cesário. Concepções pedagógicas de professores/as da educação de jovens e adultos sobre a interdisciplinaridade. Revista Contexto & Educação, Ijuí: Editora Unijuí, v. 33, n. 106, p. 41-55, 2018. DOI: 10.21527/2179-1309.2018.106.41-55. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/7754. Acesso em: 15 fev. 2020.
VILLA, Laercio. Educação financeira no Ensino Médio: uma análise a partir da aprendizagem significativa de David Ausubel. 2017. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Fundação Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5276198. Acesso em: 16 abr. 2019.
WADA, Ricardo Morishita. A proteção do consumidor contra as práticas comerciais abusivas no código de defesa do consumidor: novo ensaio para sistematização e aplicação do direito do consumidor. 2017. 232 f. Tese (Doutorado em Direito) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5619840. Acesso em: 15 fev. 2019.
ZDRADEK, Ana Carolina Sampaio. Olha o meu Post! Juventudes em tempos líquidos: um estudo sobre consumo e artefatos culturais das mídias digitais. 2017. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5002840. Acesso em: 10 mar. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Contexto & Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).